quinta-feira, 13 de março de 2014

Influências 3 - Contos de Fadas

Desde que comecei a me inclinar pro Feminismo, tenho me questionado sobre o poder de indução que um conto de fadas poderia ter sobre uma criança, em especial uma menina.

No geral, esse tipo de história trata de uma jovem indefesa, ingênua, boa e sofredora que vê sua vida transformada em um mar de rosas quando é salva por um príncipe. Isso inegavelmente é machista. É o tipo de machismo mais comum hoje: aquele que tá escancarado, mas que ninguém nota!

Entretanto me questiono: eu ouvi todas essas histórias mais comuns quando criança, mesmo assim elas não me afetaram na vida jovem/adulta; e até quando poderia-se "esconder" esses tipos de contos de uma infância inteira? ou Eu tenho direito de privar um filho dessa parte tão encantadora (e alienadora) da infância?

Talvez o melhor fosse contar não apenas essas histórias, nem mesmo omiti las, mas contá-las alternadamente: um dia um conto convencional, noutro um conto cheio de aventuras de ambos os sexos, como o do Peter Pan e o da Valente. Ou quem sabe criar histórias onde o grande herói é na verdade uma grande equipe de meninos e meninas? Histórias de monstrinhos, de animais... Procurar não enfatizar tanto as princesas convencionais. Parece fácil.

Será?


Nenhum comentário:

Postar um comentário